quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Saúde publica brasileira e a falta de médicos

O problema da saúde no Brasil é uma das questões mais graves que enfrentamos atualmente. É necessária uma imediata solução, pois o povo vem sofrendo sérias dificuldades para conseguir assistência médica e em áreas ligadas a saúde publica. Na realidade a causa principal do problema da saúde publica do país é a falta de médicos. Não temos o número de médicos necessários para fazer face às exigências da saúde em todo país.

Nosso povo carece de assistência médica e isso está claro nos noticiários das TVs, informações jornalísticas e até mesmo nas conversas informais do dia a dia, em qualquer setor urbano. Aliás, os dados estatísticos são realmente impressionantes. No Brasil para cada 1000 habitantes, temos apenas um médico, enquanto na Argentina o número de médicos para o mesmo número de habitantes são três profissionais, assim como em vários outros países da América do Sul. Na Europa são de cinco a seis para o mesmo número de habitantes.

Em um país continental, como o Brasil, a falta de médicos é muito expressiva e as dificuldades se agravam ainda mais no interior. Em algumas regiões do nosso país, o número de médicos para cada 1000 pessoas é abaixo de 0,5.

Assim sendo o poder publico há de incentivar a criação de faculdades de medicina e facilitar a vinda de médicos do exterior que queiram atuar em nosso país, sobretudo, incentivar o ensino profissional nesta área e não criar dificuldades como vem ocorrendo.

Os ministros da Educação, nestes últimos anos, só têm assumido posições que impedem e criam obstáculos para a ampliação das faculdades de medicina no Brasil. É preciso que a opinião publica fique atenta a essa triste verdade e lute para que seja possível atender a demanda da falta de médicos e impedir certas atitudes que prejudicam a situação do nosso povo.

Nenhum comentário: