quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Projeto de Bonifácio de Andrada visa prevenção de desastres de obras e atividades públicas e privadas

Na Câmara dos Deputados, logo após o rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco, que atingiu o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, o parlamentar Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), em iniciativa pioneira, apresentou o projeto de Lei 3598/2015, que determina a elaboração e publicação nos jornais da capital do Estado e da União, no prazo de seis meses, laudos técnicos de análise genérica sobre a sustentabilidade da obra, além de divulgação anual de laudo específico sobre a segurança e a manutenção do empreendimento.
Há pouco mais de dois meses, da invasão de lama em Mariana, que resultaram na morte de 17 pessoas, deixaram muitas famílias desabrigadas e causou inúmeros danos ambientais, que ainda estão sendo contabilizados.
Em levantamento divulgado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) foi constatado que 195 propriedades foram atingidas pela lama, causando prejuízo aos produtores de perto de R$ 23,2 milhões.
Conforme dados divulgados na pesquisa, das 195 propriedades atingidas, a região que sofreu mais danos foi a área rural do município de Barra Longa, que resultou em prejuízos para 136 agricultores. Na sequência dos dados, estão Mariana com 52 propriedades com danos e 7 na região do Rio Doce e Ponte Nova.
O número do desastre deve aumentar, os técnicos da Emater estão no processo de análise de 25 propriedades.

 Para Bonifácio de Andrada, “a Samarco e o poder público devem assumir o comprometimento de ressarcir e oferecer instrumentos estruturantes para que as famílias e os agricultores possam voltar a trabalhar, morar e produzir seus alimentos naquela região. Meu compromisso no Congresso é cobrar do governo federal mais atenção para as vítimas dessa tragédia que abalou o país”.

Nenhum comentário: