quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Falhas no Enem apontam necessidade de mudanças na aplicação do Exame

O Ministério da Educação (MEC), através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem dando uma demonstração de que não possuí mecanismos e instrumentos educacionais necessários para realizar esta importante prova. Na verdade, o Enem por si próprio é uma instituição de difícil aplicação porque o país é de fato muito grande e as áreas universitárias que irão se valer deste tipo de prova reúne um grande número de estudantes em lugares bem diversificados.

O melhor seria que o governo organizasse o Enem setorizado por áreas do país, para que qualquer problema que venha surgir se transformasse em uma questão regional e não com aspectos nacionais altamente perigosos para a vida educacional. Aliás, o problema básico do Brasil é a fraqueza da federação.

Os nossos homens públicos que dirigem o país, nos cargos executivos não percebem que a federação deveria existir. Cada Estado deve ser realmente o coordenador e solucionador dos seus problemas e não partir de Brasília, como vem ocorrendo, decisões genéricas que não podem ter uma aplicação única em Estados como o Piauí e o Maranhão e em outros Estados como Santa Catarina e Paraná. São regiões diversas, com cultura diferenciada e com problemas educacionais bem específicos.

A aplicação das provas do Enem é mais uma demonstração de falhas do MEC e, sobretudo a demonstração de que este Ministério não esta atento às realidades do país.

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