segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Burocracia impede solução de várias questões no país

Um dos problemas mais graves no campo social e político que o brasileiro enfrenta, é a burocracia de um modo geral e, sobretudo a atividade dela no campo fiscal e ainda no que diz respeito às atividades administrativas. O Brasil é o país onde se paga mais imposto no Mundo inteiro, e o mais grave é que a burocracia tributária é muito agressiva e pouco receptiva aos apelos dos contribuintes. Por outro lado há outra questão grave. De um modo geral, a burocracia ligada ao governo federal e também aos governos estaduais, não atendem as reclamações do povo como deveria, na área de tributos.

É triste verificar que as repartições, através dos seus servidores e seus funcionários, gostam de dizer “não” diante de todas as questões que lhes são apresentadas. Infelizmente a burocracia, tende a se fortalecer a cada dia que passa em diversos setores dificultando a vida dos homens de trabalho, de empresários, de comerciantes de uma forma geral e, sobretudo o cidadão comum.

Uma questão grave, por exemplo, é a questão dos precatórios. Há cidadãos que foram desapropriados dos seus pequenos terrenos e levam anos e anos para receber o que o governo deve lhe pagar, o que muitas vezes não faz.

Há também a burocracia judiciária. Está é terrível, sobretudo nas causas em que o poder público participa, porque infelizmente, sobretudo a justiça federal, defende a União, como se essa fosse a dona de iniciativas justas e juridicamente fundamentadas. Por isso em países do mundo inteiro onde ocorrem esses problemas, se multiplicam as manifestações e protestos. Essas manifestações no fundo são contra o poder público, contra a burocracia, contra a administração, que ao invés de servir ao povo, dificulta a vida dos cidadãos.

Nenhum comentário: