quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Os 70 anos da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC)

Uma das questões que continuam preocupando o povo brasileiro é a questão do ensino e da educação de um modo geral, pois o Brasil é o 93º país na listagem de nações com o maior número de analfabetos.

Assim sendo, é justo relembrarmos as comemorações de 70 anos de existência da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC). Criada em Recife, em 1943, é um movimento que se estendeu por todo o país, que representa um esforço não-estatal em favor de metas educacionais, independentemente das decisões do governo.

A Câmara dos Deputados, em Sessão Especial, homenageou a CNEC, tendo em vista as numerosas escolas de 2º grau que implantou em todo o país. Grande parte dessas escolas,  são pioneiras em várias regiões do Brasil.

Na verdade, a CNEC, quanto à sua criação, preencheu uma séria lacuna da educação brasileira, pois o número de educandários de 2º grau era muito pequeno em face das exigências da nossa juventude.

Em Minas Gerais, tive a honra de participar ativamente dessa campanha, que em nosso Estado vem realizando uma obra notável em favor dos estudantes carentes, pois os seus objetivos estão na promoção educacional dos jovens necessitados que não podem remunerar os seus estudos.

Os 70 anos da CNEC,  portanto, representam um acontecimento que merece as nossas homenagens, pois que os seus dirigentes e membros das diversas áreas merecem não só todo o nosso respeito, como também nossas congratulações pela obra realizada.  

Nenhum comentário: