quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Trump e as incertezas que rodeiam seu governo

Vivemos neste momento uma ocorrência histórica, que só os dias de amanhã, irão nos dizer as suas consequências, referente ao mandato do presidente eleito na América do Norte, Donald Trump, e a derrota da senadora Hillary Clinton.
Os Estados Unidos passam a viver um novo cenário e uma outra orientação política. Somos aqueles, que identificamos na postura de Trump, no período eleitoral, como um homem que se revelou com tendências muito agressivas, demostrando um certo desequilíbrio em face de problemas importantes da vida internacional e sobretudo uma atitude radical contra muitos vizinhos dos Estados Unidos, principalmente, nos estados americanos que concentram os latinos.
Todavia, nos resta esperar, porque pode ser que as declarações feitas na campanha por Trump foram planejadas como um plano teatral, para receber o apoio de certas áreas da vida americana, que se opõem às situações que estão ocorrendo naquele país.
Porém, há riscos e consequências, que nos parecem possíveis, no comportamento do novo presidente, e que podem provocar em todo mundo, determinados tipos de conflitos, que irão prejudicar o equilíbrio da paz mundial.
Na verdade, a decisão democrática dos Estados Unidos com a eleição do Trump, alterou sua tradição, porque aquelas atitudes sensatas de equilíbrio e sobretudo as que trazem paz mundial, implantadas no governo de Barack Obama vão perder de muito sua substância, para cairmos em uma situação que ainda é desconhecida.

O regime democrático dá ao cidadão condições de progresso pessoal e sobretudo traz harmonia, mas as vezes, a democracia passa por processo em que os melhores candidatos não são vitoriosos, o que resultam em situações difíceis. Temos esperança e acreditamos que os povos, independente do resultado da eleição, deverão defender seus direitos e sobretudo o espírito de equilíbrio e paz universal.

Nenhum comentário: