quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Conflitos isolados trazem insegurança para as nações

Atualmente, por mais que a pretensão é afastar a realidade brasileira dos conflitos, que ocorrem nos países de influência e projeção internacional, esse isolamento é algo difícil de ocorrer.

Verificamos, neste cenário, um exemplo, as atitudes do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump com seus pronunciamentos estranhos em face do cenário mundial. Esse tipo de posicionamento repercute em todos os países e também no Brasil.

Há insegurança, e generalizados problemas para a manutenção da ordem, o que assombram as antigas nações europeias, provocam instabilidade com o terrorismo e com embates pouco decifráveis, como é o caso do Irã, no Oriente Médio, o que constituem fatos de significação para análise da política mundial.

Outros episódios, também, devem ser avaliados, como o impasse da Venezuela e os diversos conflitos do mundo Árabe, inclusive, a disputa por território entre israelenses e palestinos. Esses fatos revelam um quadro internacional de desequilíbrio no âmbito mundial.

Todavia, a situação mais grave, dentro do ambiente das nações é o conflito da Coreia do Norte com os Estados Unidos, o que ameaça diretamente a própria paz mundial.

Esses acontecimentos da vida internacional repercutem na economia em face da insegurança que provocam dentro do cenário continental.

O Brasil na sua posição de segundo maior país das Américas, estrategicamente, superior ao próprio Canadá, vive consequências e perigosos problemas decorrentes desses conflitos.

Cumpre, portanto, ao governo brasileiro e, sobretudo aqueles que vão dirigir o país no próximo ano, uma atitude de reflexão e preparação para hipóteses perigosas, que podem recair sobre toda a humanidade.

Nenhum comentário: