quinta-feira, 28 de junho de 2018

Copa do Mundo e a realidade brasileira


Atravessa o Brasil dois momentos que precisam ser assinalados: em primeiro lugar, as disputas da Copa do Mundo, onde a participação do Brasil com suas possibilidades e aspectos traz euforia ao nosso povo.

Cada jogo da Copa que o Brasil participa representa um momento significante para todos que observam de perto o futebol dos nossos jogadores, onde a seleção brasileira releva aspectos positivos e negativos que devem provocar o raciocínio daqueles que acompanham de perto e analisam as disputas desse campeonato mundial.

É interessante verificar como as questões futebolísticas absorvem o dia a dia do nosso povo, que chega a esquecer de problemas até de ordem pessoal, sem dizer, as questões públicas que atormentam a vida do país. Tudo, porém, mostra a importância e influência do futebol no Brasil, que indiscutivelmente, projetou o nosso país com muitos jogadores valorosos perante a opinião pública internacional.

Superado esses momentos futebolísticos que denominam as nossas preocupações nesses dias de Copa do Mundo, vamos cair plenamente na realidade brasileira que sofre duas situações de relevância. Sendo a primeira, a crise econômica, fruto da desastrosa e inaceitável greve dos caminhoneiros, que se valeram das nossas gravíssimas deficiências ferroviárias, e, de outro lado, a segunda questão, são as eleições presidenciais e legislativas que ocorrerão em breve. Mas, é necessário voltar a falar da crise provocada pelos caminhoneiros, que decorre da falha e da incapacidade dos nossos homens públicos, que não investiram na construção de linhas férreas, esse é um meio de transporte influente e poderoso em todos os países civilizados.

Já o problema eleitoral provoca inquietações, visto que, atravessamos uma fase política desconhecida na nossa evolução, pois os candidatos à presidência e aos governos estaduais ainda não se firmaram nesses três meses anteriores ao pleito, o que é uma ocorrência desconhecida do nosso passado.

Finalmente, cumprem assinalar, os indiscutíveis esforços do presidente Michel Temer em prol do Brasil, embora, sofra uma série de ocorrências negativas, algumas inesperadas e outras consequências das forças influentes adversas, que recaem sobre o cenário brasileiro.

Apesar de tudo, é de se esperar, que a consciência política nacional saiba vencer os obstáculos existentes e promova melhores dias para o nosso país.

Nenhum comentário: