quarta-feira, 20 de julho de 2011

Brasil perde um grande líder

Os meios políticos e administrativos do país assinalaram com certa tristeza a notícia do falecimento de Itamar Franco. Ele foi um homem público curioso, pois, ao lado da suas atitudes éticas, seu posicionamento moral, sua firmeza nas convicções cívicas, era pessoalmente um líder inquieto, sempre preocupado com os fatos do momento, assumindo atitudes que a muitos espantavam, mas que constituíam, indiscutivelmente, uma tipologia de comportamento político atraente, pouco comum em Minas Gerais, onde os homens públicos tendem a assumir atitudes excessivamente cautelosas.

A sua liderança em Juiz de Fora e também em toda Minas Gerais, abrangeram momentos marcantes da nossa evolução política. No governo federal sua direção também foi digna de elogios pelo patriotismo de suas posições. Em Minas Gerais foi um governador que agitou o país, defendendo os interesses do nosso Estado de uma forma que muitos consideravam radicais. Ele de fato abalou as estruturas governamentais de todo o país provocando inclusive, conflitos com o meio internacional.

Conheci de perto o Itamar Franco e a sua simpatia, seu modo bem expressivo de se articular com os companheiros dentro do seu partido. Este grande líder deixará para nós mineiros, uma saudade que aqui registro, pois de fato se estende a muitas regiões, não apenas em Juiz Fora, mas também em todas as partes de Minas Gerais e do Brasil.

Nenhum comentário: