terça-feira, 26 de julho de 2011

Reforma Política continua entre os principais temas do Congresso

O andamento dos debates relativos à Reforma Política, constituí no momento uma das questões de maior interesse da vida partidária do país. Na realidade várias propostas estão sendo colocadas, embora já se possa sentir que os partidos aliados do governo, sob liderança do deputado Henrique Fontana, marcham no sentido de formular uma sugestão visando um esquema que introduz o financiamento publico, o voto majoritário para deputados, no Estado inteiro, mas articulado com a chamada lista fechada.

É um produto político complexo, que o ilustre representante do PT, relator da matéria, está oferecendo. Todavia verifica-se que algumas áreas políticas aceitam as ideias do deputado Fontana, apesar de encontrarmos muitas resistências em diversos setores políticos.

Sou daqueles que acreditam que a reforma política dificilmente conseguirá ser aprovada no Congresso Nacional, a não ser que o governo, através da sua titular a presidenta Dilma Rousseff, se disponha a participar ativamente influenciando os congressistas ligados à sua área política para que venham de fato dar solidariedade a uma proposição definida e clara sobre o assunto.

Na verdade, o problema da Reforma Política quando abrange a questão eleitoral, que passou a ser o único tema dessa matéria, provoca uma série de dúvidas e mesmo até inseguranças, pois novas regras serão inseridas no processo eleitoral e na escolha dos futuros representantes do povo. De qualquer maneira o debate em torno da reforma política, deixa no tablado do Congresso Nacional, de um lado o conhecimento de muitos sistemas e assuntos de interesse dos parlamentares e de outro lado, leva à opinião pública, diversas alternativas para que possam realmente fazer reflexões e influir nos seus representantes no dia de amanhã.

Nenhum comentário: