segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A crise da identidade musical e cultural brasileira

É curioso como alguns países dão muita importância à vida musical, aos cantores e aos romancistas. O falecimento da inglesa Amy Winehouse, que encantou os ingleses e também fãs de vários países, provocou muita repercussão. Além de levantar o problema das drogas, que assombra a todos e permanecesse como um grande mal do nosso século destruindo a vida de muitos jovens, o fato nos remete a outra questão também importante: a crise da identidade musical e cultural do nosso país.

No Brasil a área musical continua sendo, ao nosso ver, um tema muito desfavorecido em nossa cultura. Na realidade não se estimula a força da nossa música, a força do samba, a força do frevo, a força das músicas baianas, a força sertaneja, enfim daquela enorme lista de músicas populares que dominavam os nossos carnavais e manifestações culturais. Hoje o poder econômico dos Estados Unidos invade o nosso país impondo a sua cultura. Só as músicas norte americanas, totalmente diferentes da nossa música verdadeira, dominam o nosso ambiente artístico em todos os setores, em que se realizam shows, ou promoções que envolvem as festas e solenidades entre nós.

Acredito que a consciência política brasileira deveria pensar um pouco nisso, pois na realidade, a música norte-americana é uma alienação. Traz o afastamento do povo das tradições culturais da nossa gente. A musica brasileira é muito rica, em qualquer parte do Brasil, em qualquer canto seja nas áreas sertanejas, seja nas áreas urbanas. Elas deviam ser desenvolvidas e ter maior apoio do Ministério da Cultura que não conseguem enfrentar os grupos econômicos norte-americanos, que jogam aqui os seus rocks e hip hop, perturbando inclusive, em muitos momentos, a tranqüilidade do nosso povo.

Nenhum comentário: