quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Questão da saúde publica precisa ser debatida no país

O problema da saúde pública no Brasil é muito sério. Na Constituição de 1988 criou-se o Sistema Único de Saúde (SUS), que é na realidade uma imitação do esquema de saúde do Chile, que copiou mal o Sistema da Inglaterra, que por sua vez se inspirou no Sistema da antiga União Soviética, e não vem alcançando a solução dos problemas que têm em vista.

Quem observar o funcionamento de qualquer hospital encontrará uma fila enorme de pessoas esperando atendimento e o pior é que estas filas têm em sua maior parte pessoas das camadas mais pobres da população. O SUS, curiosamente, dá proteção as classes altas e médias e não significa um instrumento eficiente para as camadas mais baixas da população, que ficam sem um amparo que deveriam ter.

Julgamos que essa questão da saúde precisar ser enfrentada de forma mais humana e eficiente, levando em conta que o serviço público em si não é bom para cuidar dos problemas e das dificuldades de saúde do povo. É preciso buscar maior apoio de organizações beneficentes, filantrópicas e religiosas, porque estas possuem a velha tradição de assistência a saúde, com espírito caridoso para com todos os doentes e necessitados. 

Infelizmente a burocracia e a demora nos repasses financeiros do governo para com hospitais, principalmente os que atendem as camadas populares, constituem sérios problemas que afligem a comunidade. A falta de médicos, sobretudo no interior do país, enfraquece a rede hospitalar provocando os tristes espetáculos que os veículos de informação nos mostram. 

Um comentário:

pandolf disse...

E muito bom que ainda temos gente que pensa assim ,mas infelizmente tem pessoas que divulgao sem saber o que realmente esta acontecendo e por isso acaba prejudicando todos a sua volta ,gente temos que parar de olhar para o proprio umbigo a vida e traçada do jeito que queremos que ela fique por isso temos que unir, o problema não e so meu e seu, e de todos .
Senhores governandes cade a falta de compromisso com a verdade cade o amor ao proximo?,vamos gritar por aqueles que não tem oportunidade de gritar ,pois a sociedade o exclui...gente unida força unida!!!!!!obrigado