quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Parlamentarismo surge como solução para crise política

 No Congresso Nacional até o momento não temos conclusões, por parte das lideranças, no que se refere ao alinhamento da reforma política, mas que na prática é a reforma eleitoral.
 O que está sendo procurado é uma solução confusa, no qual, se sugere o “Distritão”, sem definição clara. Nessa situação, a eleição não está definida e nem o sistema eleitoral que será utilizado.
O Distritão tem apoio da maioria e ao lado dele a criação de um fundão financeiro para ser oferecido aos partidos, visando assim, apoiar o pleito eleitoral, mas sob regras pouco racionais.
Observamos divisões e subdivisões em torno da reforma eleitoral, o que nos leva à certeza que a questão não terá, por parte do Congresso Nacional, uma definição esperada, ou melhor, um caminho a ser percorrido, em face de matéria dessa natureza.
Estamos no limite do prazo para a votação obrigatória da matéria, mas ainda, sem solução clara sobre o pleito eleitoral.
Dessa maneira, é possível, que a decisão seja tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que será estranho e fora da convivência política da Casa Legislativa, vinculando o processo às teorias jurídicas, o que são caminhos poucos aceitáveis.
 Hoje, no Brasil é revelado que suas lideranças políticas estão fracas e os líderes partidários não são claros em sua atuação. Assim, a democracia está em situação problemática, mas precisa superar o falho desempenho na vida política ou jurídica eleitoral.
Todavia, no meio, dessas confusões estão surgindo algumas teses, em favor de solução parlamentarista, o que nos parece, por certo, uma alternativa salutar para o nosso País.

Nenhum comentário: