quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Independência do Brasil é exemplo para um governo promissor


O Brasil vive neste momento sérias trepidações políticas, que envolvem altos dirigentes do país. 
Chegamos neste 07 de setembro, que simboliza a “Data Nacional” do nosso  Brasil, com essas preocupações.
Mas, neste dia cumpre relembrar o passado glorioso, que permitiu nascer à nação brasileira. 
Nosso país se destaca com território imenso e história contendo momentos de alta expressão política e social.
Nesta hora é preciso recordar os lances que permitiram a Independência Nacional, com a participação de figuras magnas como: o jovem imperador D. Pedro I, e sem dúvida, o seu competente Primeiro Ministro José Bonifácio de Andrada e Silva, que além de homem público que teve relevante significação na criação e organização do Brasil. 
José Bonifácio era cientista, cursou Direito, Filosofia e Matemática na Universidade de Coimbra, era poliglota, com destaque no campo da mineralogia, e obteve o reconhecimento das mais importantes academias de seu tempo.
O ilustre José Bonifácio edificou as bases da nossa pátria e exerceu influência fundamental para a Independência do Brasil e teve o apoio da princesa Maria Leopoldina.
Maria Leopoldina casou-se com Pedro I e se tornou Imperatriz do Brasil, filha do Imperador Francisco José, da Áustria-Hungria, que na época, o grande líder da vida internacional, após a derrota de Napoleão.
E assim por influência de José Bonifácio e Leopoldina, D. Pedro I, no 07 de setembro de 1822, deu o grito da Independência do Brasil, às margens do rio Ipiranga.
Esses nomes ilustres e alguns outros representam os alicerces e fundadores de nossa querida pátria. Com a ação valorosa que exerceram é que o Brasil se constituiu no grande império na América do Sul, e hoje a influente república sul-americana.
 Essa Nação, com um povo decidido e esperançoso vem permitindo que o país se transforme em uma das maiores potências do mundo atual.
Os nossos políticos da atualidade devem atuar e buscar exemplos naquelas ilustres figuras do passado, da Independência do Brasil, do Império e da República para que a nossa terra possa tornar-se cada vez mais um país inspirado na liberdade, na justiça, na solidariedade e no progresso.

Nenhum comentário: