quinta-feira, 25 de abril de 2019

A semana santa em nossos dias


As solenidades da Semana Santa são muito importante para os católicos, onde estão simbolizados pela cruz todo o sofrimento de Jesus e amarguras de sua morte após as conhecidas decisões dos líderes da época.

A dimensão que o cristianismo alcançou sobretudo na península ibérica, fez com que as tradições católicas chegassem até nós, para que pudéssemos reviver momentos cruciais, a chamada Semana Santa. Ela se inicia com o domingo de Ramos, onde focaliza Jesus como expressão de alto valor social para depois se transformar em um sofredor condenado pela situação manipulada pelos dirigentes judeus da época que não acreditavam em Cristo como o esperado salvador da humanidade.

Em todo Brasil a Semana Santa sempre foi comemorado de forma intensa embora ultimamente muitas regiões com outras crenças populares hoje presentes, fazem com que as comemorações católicas diminuíssem na sua intensidade. Em alguns lugares são até mesmo esquecidas por parte da população ou estão substituídas por típicas celebrações religiosas que adquiri outro sentido.

Em Minas Gerais os velhos segmentos cristãos ainda são muito fortes, a velha cidade de Mariana é foco e a fonte religiosa que domina várias cidades mineiras. Barbacena é vinculada as velhas jurisdições de Mariana durante anos, e pratica essas tradições religiosas juntamente com outras cidades mineiras incluindo a capital Belo Horizonte. Acompanhei na minha mocidade, as velhas e antigas comemorações da semana santa em Barbacena, com suas práticas centralizadas pela histórica Igreja de Nossa Senhora da Piedade. As procissões eram organizadas de formas bem aperfeiçoadas buscando relatar os fatos significativos daqueles momentos históricos de Jesus. Hoje com várias paróquias as comemoração se multiplicam. É bom lembrar que a religiosidade influencia na vida social.

Atualmente a desordem social sem parar decorre do enfraquecimento da religiosidade. O homem religioso realmente se apresenta fiel aos ideais religiosos constitui, uma personalidade que colabora com um equilíbrio social dentro da percepção do amor ao próximo.

No contexto de hoje onde a crise moral e psicológica domina as pessoas. E proporciona razões para conflitos até de ordem familiar é fundamental.

Passados os dias da semana santa a data das pascoa é um momento de engrandecimento do fervor religioso agradecendo ao cristo suas atenções e orientações para dias melhores. Afinal como escreveu o grande pensador francês Bérgson ‘’ A democracia é filha do cristianismo”.

Nenhum comentário: