segunda-feira, 22 de abril de 2019

Perigo das represas de mineração


Alguns jornais e outros meios de comunicação estão focalizando de uma forma expressiva com manchetes, as vezes atordoantes, o problema das represas em crise vinculadas à mineração.

Há cidades e regiões do nosso estado que vem sofrendo com o temor os riscos de alguns desastres como o de Brumadinho e antes dele o distrito de Mariana. As consequências desses fatos perigosos tem sido relatados, mencionando desaparecimento de várias pessoas e mortos e a destruição material que recai sobre esses municípios mineiros. Além disso ocorrem os resultados desses desastres atingindo regiões mais afastadas com as destroços perigosas nos rios atingidos pelas lamas e ocorrências tenebrosas nas vizinhanças que sofrem os perigos de tais fatos sinistros.

O mais grave é que alguns levantamentos e pesquisas revelam que represas existentes em que Minas Gerais estão sujeitas a esses graves acontecimentos, fruto de deficiências na construção e utilização de mineração.

Hoje embora o noticiário alterado pelos grupos econômicos comprometidos a verdade é que várias populações vivem momentos de aflição e temorosas do acontecido em outras regiões.

O mais grave porém é que os poderes públicos, sobretudo os mais próximos de tais calamidades, não revelam um trabalho firme e eficiente para superar tão graves ocorrências que permanecem ameaçando a população.

É de se esperar que os homens públicos dessas regiões, sobretudo o Governo do estado promova de uma forma eficaz e correta o combate e a defesa das populações ameaçadas.

Não se teve notícia ainda em termos claros de medidas a serem tomadas em prol do povo ameaçado, o que constitui fato revoltoso e imoral diante de tão perigoso cenário existente em várias partes do estado de Minas.

Nenhum comentário: