quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Domínio de informações


É interessante verificar que as informações, as notícias e as comunicações como formas de fornecer dados da realidade para setores e para a sociedade, envolvendo os respectivos setores e sociedade, como se transformaram em um forte fenômeno dos nossos tempos.
O mais grave é que essas “Comunicações Sociais” não só representam canais de fornecimento de dados da realidade, mas também conjuntos de interesses pessoais ou empresariais.
As publicações por escrito, do tipo jornalismo tradicional, estão perdendo espaço para essas novas técnicas informativas que se desdobram em redes sociais e em outro tipo de transmissão entre diversas áreas.
Há necessidade de se assumir duas posições em favor do diálogo político democrático. De um lado, não aceitar as intrigas constantes de muitas técnicas, sobretudo as redes sociais, e outra hipótese, incentivar o Poder Público através de leis ou regras administrativas que venham anular os males causados pelo noticiário.
Há, inclusive, episódios em que as pessoas são focalizadas de modo alcançar a sua desmoralização o que se deve prevenir com metodologias eficazes.
O que é claro e fundamental é ter a compreensão de que devemos entender estes novos canais de diálogos, que podem ser causa de perigosos riscos para a sociedade.
O regime democrático garante os direitos individuais, o que deve estar presente neste novo cenário social, que dia a dia vem se ampliando na área das informações socias. 

Nenhum comentário: