sexta-feira, 6 de março de 2020

Necessidade da Arquitetura e Hidrologia


Vencidas as movimentações carnavalescas,vamos cair agora em dados da realidade que rodeiam o nosso dia a dia.

O problema das enchentes, barragens, as inundações e rios, são frequentes em nossos dias, com ocorrências inesperadas, além de dificuldades no planejamento capazes de superar as avalanches hidrológicas, ocasiona problemas sérios de nossa época.

Ainda agora, li no jornal “O Tempo”, de Belo horizonte, uma página toda voltada para o problema das enchentes e suas consequências. Ali também consta a listagem de providências do Poder Públicona capital mineira, procurando implementar sobre o tema “Monitoramento Hidrológico”, providências para superar as perigosas enchentes e suas duras consequências.

Todavia, verifica-se que a preocupação é ter conhecimento da distribuição das águas e das suas principais nascentes, mostrando-nos que o estudo de Engenharia focaliza,sobretudo, as enchentes e as barragens, a drenagem de terra, de esgotos e bueiros, dentro de uma visão de movimentação das águas.

Não se vê, de forma mais específica, os aspectos humanos da Hidrologia, que são aqueles que nos deixam a destruição demoradias ou construções habitacionais e tudo que atinge o que podemos chamar deelementos básicos da comunidade em seus aspectos arquiteturais. Os casos de Mariana e Brumadinho, por exemplo, somente são vistos ao falar das barragens destruídas e a desorganização das grandes construções, o que domina todo o noticiário técnico da questão.

Verifica-se, portanto, que não é só a Engenharia com suas técnicas de defesa dos problemas hidrológicos, mas também aArquitetura que, como Ciência voltada para o humano, é fundamental nesse cenário de problemas. As enchentes não trazem apenas inundações, mas sobretudo elas recaem sobre construções e edificações de sereshumano, ferindo existências, como no caso dos desmoronamentos e outras ocorrências.

Por essas razões, digamos que os estudiosos da Arquitetura, devem introduzir no seu respectivo curso a disciplina de “Arquitetura Hidrológica”. A Arquitetura é muito importante em seu aspecto de planejamento de edificações e de resistências materiais para tais problemasque afligem atualmente várias populações e cidadãos brasileiros.

Portanto, os contingentes humanos precisam da Engenharia, mas também da Arquitetura na luta contra as pressõesnegativas da natureza, na sua manipulaçãoperigosa.

No cenário atual, a Arquitetura constitui instrumento fundamental para o ser humano, pois ela lida com providências materiais, porém ligada diretamente à vida das pessoas.

Nenhum comentário: