quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Acontecimentos políticos movimentam a atualidade


O Brasil passa um momento de alta gravidade em face da crise econômica, com repercussões, na vida social, nas organizações populares, como também, nas instituições e Poderes da República.
Neste cenário, um acontecimento deve ser analisado, a decisão de um único ministro do STF, que emitiu liminar e suspendeu estranhamente as atividades do Presidente do Senado, atitude esta, por certo, que não iria repercutir de forma positiva, pelo aspecto inconstitucional daquela atitude.
É importante esclarecer que não se trata da figura pessoal do Presidente do Senado, mas sim, das altas funções que ele exerce, funções essas, que merecem todo respeito e apreços da opinião pública, porque são partes do próprio processo democrático, que busca sua grande expressão no Poder Legislativo. Mas, ao lado disso nós temos, todavia, algumas medidas e providências, que merecem aplausos, como a proposta que trata da reformulação do ensino médio em todo o país.
 O atual governo está colocando em pauta matérias e ações significativas para enfrentar problemas sérios na área social e econômica, que foram herdados da gestão falha do governo da ex-presidente Dilma Rousseff.
Entre as ações a serem tomadas, uma que está em debate é a reforma da previdência social, questão complexa, que deve ser analisada de maneira acurada, para encontrar soluções e equilíbrio futuro, mas com medidas que não recaiam de maneira negativa para os atuais trabalhadores e contribuintes, que estão em fase de aposentar.
Cumpre finalmente assinalar que o período legislativo está sendo concluído, as atividades de 2016 serão encerradas e a perspectiva é que em 2017 novos debates políticos vão ocorrer nas diversas áreas, que envolvem a vida dos cidadãos. E esperamos que os temas para o próximo ano possam contribuir e fortalecer a democracia brasileira.

Nenhum comentário: