quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Eleições na Câmara e no Senado são de grande importância para o país

A situação política do país tem como base, neste momento histórico, a eleição do presidente da Câmara dos Deputados. Três nomes disputam o elevado cargo: o atual presidente, Rodrigo Maia, que pretende reeleição e os deputados Rogério Rosso e Jovahir Arantes.
O primeiro tem indiscutivelmente as simpatias do planalto, onde seu sogro é figura expressiva nas ligações com aquele centro de poder. Todavia, os deputados de modo geral assumem posições que dizem respeito a posição partidária ou mesmo pessoal em fase da conjuntura que atravessamos.
Os três nomes são lideranças bem destacadas nos meios parlamentares, e detém serviços políticos indiscutíveis que merecem respeito de todos.
Há necessidade, no entanto, de que o novo presidente assuma compromissos bem expressivos com o poder legislativo e com a administração do país, visto que passará a ser o vice-presidente da República.
O país atravessa uma fase que necessita de amplas reformas políticas, sobretudo no relacionamento entre os poderes, visto que várias ocorrências, sobretudo com o judiciário, nos revelam aspectos de instabilidade e incompreensão do nosso arcabouço político.
Defendemos o presidencialismo parlamentarizado adotado na França e em Portugal, que dá ao país uma estabilidade e fortalecimento das instituições que tanto carecemos.
Com o presidencialismo parlamentarizado as vozes do povo serão mais ouvidas, podendo as lideranças encaminhar com maior rapidez as soluções desejadas para problemas que não podem ficar sob a espera demorada de conclusões.

As eleições na Câmara e no Senado, para o respectivo comando de nossas casas, constituem uma questão de relevante importância para a vida do país.  

Nenhum comentário: