quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Regime de governo brasileiro precisa de mudanças imediatas

O tema reforma constitucional ou reforma política prevalece e no momento está presente nos debates ocorridos no Congresso Nacional.
É preciso entender que a reforma política não é apenas mudança de normas no processo eleitoral, embora essa providência seja importante e indispensável, há de se priorizar a reorganização política, essa ação é ampla e envolve a própria estruturação de áreas fundamentais da administração pública.
A reforma política precisa, em primeiro lugar, enfrentar o nosso sistema de governo, visto que o presidencialismo brasileiro é autocrático, ineficiente e deveria ser alterado com algumas medidas parlamentaristas, sem ferir o presidencialismo em vigor.
O ideal para resolver a crise do presidencialismo no Brasil, seria adotar o modelo do presidencialismo parlamentarizado como acontece em Portugal e na França, com elevado êxito alcançado.
Outra questão que influência e traz deficiências para organização do nosso país, é a estrutura de Federação, que de fato não oferece aos Estados e Municípios condições, principalmente, na área financeira, para enfrentar seus problemas administrativo e social. É necessário que seja colocado em debate essa falta de incentivo para o fortalecimento dos governos estaduais e municipais.
 Ao lado desses problemas, outro assunto que precisa ser enfrentado refere-se ao Poder Judiciário. Bom seria que a Suprema Corte Brasileira tivesse representantes indicados pelos órgãos Legislativos no seu plenário, para que o Judiciário tenha equilíbrio necessário nas decisões maiores, relativas ao controle da Constitucionalidade, como ocorre na maioria dos países europeus.

Vivemos uma fase de séria crise na estrutura política e nas atividades governamentais, sobretudo na área da economia, que sofre com problemas. No entanto, devemos esperar que no próximo ano, nosso país seguirá novos caminhos para o equilíbrio e para dias melhores.

Nenhum comentário: