quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Sistema Presidencialismo Parlamentarizado é o ideal para Brasil alcançar o equilíbrio político

 A crise política e econômica que se instalou em nosso país, devido as graves falhas da gestão anterior, vem provocando desconforto na atualidade parlamentar. Hoje, notamos que a descoordenação atinge os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pois os líderes não estão conseguindo o entrosamento necessário para o favorecimento de tomada de decisões em favor do nosso povo.
Essa situação grave influi nos questionamentos políticos dentro do país, provocado, sobretudo, problemas no sistema de governo presidencialista que adotamos.
Na realidade, o regime de governo é que determina as atividades das Instituições, na vida social e econômica.
Dentro dessa perspectiva uma visão simples nos leva aos regimes conhecidos, isto é, o Presidencialismo, o Parlamentarismo e, o Colegiado, este último, só em prática na Suíça.
Para o Brasil, o ideal seria que o sistema adotado reunisse as técnicas positivas do regime presidencialista e do parlamentarista, com junção de atividades para favorecer o nosso povo, sob a eficiência da adequação política.
Levando em conta esse pensamento, no tocante, a escolha de um regime adequado para o Brasil encontrar solução, apresentamos os exemplos da França e Portugal que introduziram um sistema Presidencialista Parlamentarizado aumentando assim a presença do Poder Legislativo, sem quebrar de fato a liderança do Executivo.
Neste modelo, destaca-se o chamado Primeiro Ministro ou Ministro Coordenador que exerce as atividades gerenciais na administração do país, mas, submetendo-se às diretrizes e orientação do Presidente da República, com a supervisão do Congresso Nacional, cabendo-lhe ainda, coordenar todo o Ministério, cujos membros seriam escolhidos com a sua participação.
No Presidencialismo Parlamentarizado, o   Primeiro Ministro toma as decisões com o apoio da Câmara dos Deputados, a qual porém tem todo poder de afastar este dirigente, caso ele não realize suas funções de maneira adequada.
Os resultados deste sistema naqueles países citados mostram crescimento e equilíbrio nas suas gestões públicas.  

Defendemos assim, a tese do Presidencialismo-Parlamentarizado para ser adotado no Brasil, pois, só desta forma, iremos vencer os problemas e conflitos da nossa vida governamental, e vencer as falhas institucionais que trazem descrença e angústia para o povo brasileiro. E, sobretudo, desconfiança nos dirigentes governamentais, resultado dos escândalos que surgiram nos governos passados e nos deixaram os duros fatos de desvios do dinheiro público.

Nenhum comentário: