quinta-feira, 23 de março de 2017

O sistema de lista fechada é ascensão para o pleito eleitoral


O processo eleitoral é a base do regime democrático e é através dele que o povo elege os seus representantes que dirigem a nação. As eleições proporcionais vem sendo objeto de vários debates.
No sistema eleitoral no Brasil, adotou-se o chamado voto uninominal, no qual, o eleitor dá pouca importância aos partidos, e voltam suas atenções a pessoa do candidato, que com seus sufrágios no pleito eleitoral, há a decisão na escolha dos Deputados Estaduais e Federais.
Desta forma esse sistema é voltado para a eleição dos deputados, e a escolha desses, que são eleitos pelo voto dado pelo eleitor a um candidato.
O Brasil talvez é o único país que adota esse sistema, pois todas as democracias procuram fortalecer os partidos. Nestas cabem aos eleitores votarem na agremiação política e está compõe a chamada lista partidária, que possui os candidatos escolhidos na convenção do partido, mas através de uma listagem, que designa os nomes em ordem de classificação, isto é, a convenção indica por ordem de escolha.
E assim, caso o partido pelo consciente partidário adquirir quatro cadeiras ou lugares na Câmara dos Deputados estas serão preenchidas pelos primeiros nomes indicados na lista partidária.
Na convenção ocorre a escolha dos nomes, por meio de uma classificação, na qual, fica em primeiro da lista o candidato que tiver maior apoio dos convencionais.
Desta forma, o partido decide, o candidato que tiver o voto da maioria, será o primeiro da lista, o segundo mais votado será o segundo da lista e assim acontece com o terceiro, quarto e outros escolhidos, respeitando a sequência de preferências dos convencionais.
Sendo assim, no pleito eleitoral, os eleitores votam no partido que organiza a lista partidária.
O sistema de lista partidária é adotado na maioria dos países da Europa e em outras partes do mundo. Assim, o pleito eleitoral é uma disputa entre os partidos e não entres os candidatos, pois estes são escolhidos pela convenção, havendo dentro dela a disputa dos pretendentes a candidatos.
Hoje, no sistema brasileiro, o recurso financeiro para fazer a campanha é de responsabilidade dos próprios candidatos, que buscam esse dinheiro, para fortalecer   e divulgar suas propostas.
A influência do dinheiro no sistema eleitoral brasileiro se desenvolve em torno dos candidatos. 
Já no sistema de lista, esses recursos devem ser de responsabilidade do partido, que financiará a campanha da lista de candidatos.
Em nosso país, os candidatos que prevalecem fortalecidos no pleito, são os que conseguem mais recursos financeiros, o que faz, com que os políticos fiquem abertos as possibilidades da influência dos empresários. E hoje, os   escândalos que estão sendo conhecidos, decorrem do envolvimento de empresas, em favorecimento de candidatos, o que provoca irregularidades e interesses dos empresários nos candidatos e não nos partidos. Essas ocorrências são usuais no sistema brasileiro, e é a causa principal da nossa crise política.
Precisamos adotar o sistema de lista para nos livramos dessas ações financeiras que estão influindo nos pleitos eleitorais e que tanto mancham o nosso regime político.

Nenhum comentário: