quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Problemas na educação brasileira


Desde os governos petistas de Lula e Dilma que as diretrizes do MEC são dominadas pela tecnocracia. Também, conforme, muitos dizem, há propostas antidemocráticas, e ainda, desvios de verbas públicas e negociações irregulares, que infelizmente, em alguns casos, estão sendo mantidos no atual governo. Segundo informam os noticiários.

Apesar de toda demagogia, a administração petista descuidou do ensino fundamental básico, das antigas escolas primárias, levando essa importante área a um total desconhecimento. 

Segundo estatísticas internacionais, o Brasil apresenta níveis inferiores na educação fundamental, devido o atraso na área da alfabetização, o que se agravou no governo Dilma.

Verifica-se a preocupação em manter o procedimento tecnocrático e também um sistema pouco flexível, no tocante ao ensino superior, no qual, a influência petista, que ainda continua dominando, ao lado de grandes grupos econômicos, que passaram a comprar universidades e fundações sob uma visão mercantilista. 

O último plano da educação apresenta algumas medidas para o ensino médio, que revelam posições negativas e até estranhas, como as de considerar que as disciplinas de história do Brasil e história geral, passam a ser optativas, o que é um absurdo, em face da nossa tradição, que dá ênfase na história do nosso país. 

No fundo esta mentalidade doutrinária, de ordem marxista, é usada para enfraquecer a formação cultural da sociedade ocidental, e assim, facilitar as técnicas coletivistas e anulatórias da tradição cristã.

É curioso observar, hoje, dentro do MEC, as portas se fecham para o acesso das entidades educacionais de nível médio. Agora, as possibilidades se abrem quando é para entregar as ideias petistas nas mãos de negociadores de grupos econômicos. 

A situação crítica do ensino brasileiro está sendo divulgada em publicações jornalísticas e nos noticiários, veiculados nas emissoras de rádio e televisão.

Em geral, está faltando esforços sadios para o aperfeiçoamento da educação em nosso país.

Nenhum comentário: