quinta-feira, 1 de março de 2018

Problemas na segurança pública do Brasil




Atualmente, a segurança pública passou a ter uma projeção bem maior do que no passado, devido aos conflitos e fatos criminosos ocorridos até o momento, com resultados alarmantes que se desenvolvem em vários lugares.

O governo tem se conscientizado desta grave questão, e a intervenção federal no Rio de Janeiro é resultado de um ambiente de insegurança e conflitos criminosos que aterrorizam todo o estado. Ali, as favelas com toda sua complexidade de edificações domiciliares e atividades comerciais é um palco complexo, com membros de organizações criminosas e lideranças perigosas que atuam naquela região. 

O problema do crescimento de perigosas ocorrências constitui uma questão que exige análise e que não pode simplesmente ficar na área policial, porque envolve fatores sociológicos e ao mesmo tempo políticos, que precisam ser superados.

Há de se buscar informações e pesquisas sociológicas mais profundas, para desenvolver contato com toda a espécie de interlocutores envolvidos nessa perigosa problemática social. 

A necessidade de identificar as lideranças criminosas é uma providência básica para qualquer espécie de plano anticrime, violência que afeta a comunidade como um todo. 

Portanto, não bastam os guardas e soldados nas ruas para controlar a violência no Rio de Janeiro. É preciso utilizar formas positivas de se relacionar com essa problemática, e assim, facilitar a criação de um novo cenário e de uma nova consciência, capaz de superar o quadro dos índices de crimes, que apavoram e dominam as capitais do nosso país.


Nenhum comentário: