quinta-feira, 30 de agosto de 2018

O pleito eleitoral se aproxima


O processo eleitoral está se desenvolvendo no país, porém, debaixo das limitações, até estranhas da Justiça Eleitoral, valendo-se da legislação em vigor.

O prazo estabelecido em lei para a campanha eleitoral é pequeno e dificulta, de certa maneira, os chamados novos candidatos, que não estão exercendo um mandato parlamentar.

O tempo para as atividades da campanha é também exíguos para a realização dos contatos eleitorais. Com essas normas em vigor, os candidatos aos cargos majoritários têm significativas dificuldades nos Estados maiores, pois a dimensão territorial atrapalha as atividades eleitorais nessas áreas de maior extensão.

Já os candidatos aos cargos majoritários em Estados menores, com facilidade, alcançam mais contato com os Municípios; Por Exemplo: Os candidatos em Sergipe, que é um Estado pequeno, tem maior facilidade para desenvolver sua campanha do que os candidatos majoritários em Minas Gerais e Bahia.

Por outro lado, o crescimento e a importância das redes sociais oferecem novos caminhos complexos, mas eficientes no processo eleitoral de hoje, o que não existia no passado.

Em Minas Gerais, ao lado do candidato ao Governo do Estado, o Senador Anastasia, surge com um potencial, o nome de Adalclever Lopes, liderança poderosa, que comanda o (MDB). Essa dupla é composta por nomes expressivos no calendário eleitoral, e cada um deles, está acima da candidatura de reeleição do Governador, pois há de considerar as deficiências e acusações sérias existentes contra a gestão atual.

Este é o quadro político eleitoral, especialmente em Minas Gerais, que exige do eleitorado uma compreensão consciente para que os Mineiros tenham melhores condições de vida.

Nenhum comentário: