quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Excesso de impostos



Tem muitos anos que a população brasileira, através de seus líderes, vem reclamando do aumento de impostos entre nós. Atualmente o governo resolveu alterar o Imposto de Renda e ao contrário de favorecer os contribuintes de menor renda vem tomando providências que pesam mais no bolsos dos cidadãos.

Indiscutivelmente o Imposto de Renda é o mais problemático para a economia, pois se de um lado arrecada parcelas para a União, por outro lado prejudica vigorosamente as empresas e muitos cidadãos dificultando o equilíbrio financeiro.

Aliás, há outros exemplos de excesso de tributação como é o caso dos automóveis e carros que de um modo geral sofrem uma tributação exagerada, aumentando assim os preços dos veículos de uma forma escandalosa criando dificuldades não só para os interessados, mas para a economia de modo geral.

As empresas e os cidadãos perdem, assim, condições financeiras que poderiam incentivar a economia do País, mas ficam sujeitos ao pagamento de elevados tributos.

O assunto deveria ser objeto de melhores estudos para verificar qual o melhor caminho para manter a economia com a atual tributação e seus resultados financeiros para o Poder Público ou então a hipótese de baixar os tributos e, neste caso, criar novos incentivos para o desenvolvimento da economia do País, com empresas e contribuintes beneficiados.

É mais do que secular o conflito da tributação entre o governo e o povo e, por isso mesmo, merece uma atenção especial, o que representa elemento fundamental para o País.

Aliás, o Imposto de Renda como exemplo, é um fator claro de injustiça social, sobretudo para aquela parte da população de baixa renda.

Nenhum comentário: