sexta-feira, 24 de abril de 2020

A situação econômica com o corona vírus


Com o corona vírus a questão econômica do país, indiscutivelmente, está vivendo um momento de intranquilidade com a pandemia que, assume a cada dia, uma proporção de grande preocupação.

O que fica evidenciado é que a doença não apenas somente a saúde dos indivíduos, mas também, há um outros aspectos que começam a se deslocar em decorrência dela, inclusive problemas econômicos e até mesmo sociais vem sido provocado na vida do país.

O problema econômico está muito presente e as empresas sociais e industriais estão paralisando o seus trabalhos, ora porque há uma certa desorganização provocada pela pandemia, bem como, pelo fato de que os trabalhadores por recomendações oficiais do Ministério da Saúde, se veem obrigados a deslocar para um certo isolamento.

A falta de funcionamento das empresas no tocante as suas transações comerciais, acordos empresariais e, outros setores significativos na vida econômica, evidencia que nós nos encontramos diante de três problemas graves. O primeiro é que a entidade econômica, isto é, a indústria e o comércio já sentem o impacto generalizado da doença. Em segundo lugar, isso recai sobre a vida interna da empresa, criando problemas sérios para o seu funcionamento. E em terceiro lugar, afeta de uma maneira bem específica as atividades econômicas ou comerciais, em que os clientes de várias empresas ou entidades comerciais se veem privados da procura de seus clientes, e por consequência disso, ocorre um afastamento da clientela de forma geral. Esses três ângulos são muito sérios para a vida do país, pois começa a cair, de fato, a nossa capacidade produtiva de modo geral, surgindo inclusive, problemas sérios para nosso dia dia.

O exemplo da China, como exposto nos jornais, é realmente digno de nota e está perdendo sua capacidade produtiva, sobretudo sua capacidade industrial e comercial e, consequentemente, se rebaixando dentro da economia mundial, onde tinha um papel expressivo e decisivo, de tal forma que essa ocorrência repercute negativamente em muitos países do mundo.

Os governantes por conseguinte, tem diante de si esses problemas econômicos decorrentes da pandemia que, são temas e questões difíceis de serem superadas em certos aspectos, mas precisam ser analisadas para que se alcance soluções que venham trazer equilíbrio para a vida do país. Por fim, é claro que a pandemia do corona vírus não só traz problemas gravíssimos em nossa saúde, como também, já produz momentos muitos sérios na vida econômica e social, pois, o governo está sendo obrigado a baixar leis facilitando as alterações empregatícios dos trabalhadores, uma vez que muitos estão perdendo suas rendas.

Por tudo isso, os governantes tem que enfrentar além de problemas sociais, a linha econômica decorrentes do problema da pandemia, questões sérias da realidade atual brasileira e de diversos outros países.

Nenhum comentário: