sexta-feira, 26 de junho de 2020

O avanço do “coronavírus”


A pandemia do “coronavírus” vem, infelizmente, se desenvolvendo no Brasil, ao ponto do presidente Trump, dos Estados Unidos, considerar que o nosso país, é o segundo no mundo, que está sendo afetado por essa epidemia. Infelizmente, os resultados dos esforços científicos, beneficiam uma população pouco numerosa, diante dos números fatais que as informações dos órgãos Nacionais e Internacionais publicam para o conhecimento do povo.

É curioso, que a falta desses medicamentos, obriga todos os indivíduos a se se submeterem até agora, a três providências indispensáveis, isto é: a chamada máscara e o isolamento, e ainda, um afastamento das pessoas, umas das outras, no mínimo com a distância de 1 ou 1,5 metro .

As notícias da antiga “Gripe Espanhola”, que foi a terrível epidemia dos primeiros anos do século passado, deixaram uma tradição ao cidadãos mais idosos, que relembram das notícias de seus velhos familiares. Os órgãos públicos, sobretudo, o Ministério da Educação, no Brasil, não estão favorecendo as exigências maiores para o combate da COVID-19.

Infelizmente, a população se sente preocupada pela falta de orientação, que no fundo, deixam, especialmente, as camadas mais profundas da população no desespero, pois lhe faltam, além de orientação, superar uma situação estranha. Em face do cenário tenebroso da COVID-19, os noticiários dos jornais deviam buscar nos cientistas, uma palavra mais ajustada aos dados da nossa perigosa realidade. O governo Bolsonaro, dentro dos limites constitucionais, tem agido positivamente, ao encaminhar aos governadores e prefeitos o dinheiro público, necessário para que cada unidade da federação possa com os municípios enfrentar com êxito, e pelo menos com providências positivas esse mal perigoso de nosso tempo. Mas, na verdade, o que fica embora de forma assustadora, é a fala de um cidadão simples que ouvido pela reportagem respondeu com inteligência: “Este mal não é de nenhum país e nem de região e nem de pessoas, mas é um mal que caiu sobre o planeta e aí estão as dificuldades para vencê-lo”.

Nenhum comentário: