sexta-feira, 3 de julho de 2020

A Constituição e o coronavírus


A situação política Nacional, com todos os elementos próprios, apresentam hoje, modificações significativas em que as providências governamentais da área da saúde, obrigam os governantes a assumirem novas posturas. Este fato, não é só no Brasil, mas em todo o mundo, sendo que nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump, faz comícios para disputar eleições presidenciais não usando máscara. Já o seu adversário, do partido democrático advoga uma posição favorável a presença de pessoas, mas usando máscaras nas reuniões políticas.

Em outros países, também ocorrem estas, duas tendências, julgam importantes, a máscara e o isolamento social, e outras desnecessárias para combater a COVID-19.

Hoje no Brasil, as duas preocupações, como em outros países, é a mesma, todovia, entre nós, as questões políticas do dia a dia, levam ao povo indisfarçáveis preocupações. É que os nossos titulares dos poderes republicanos, permanecem em públicos conflito, o que é grave, quando desrespeito às normas constitucionais.

São muito estranhas e até revoltantes, algumas atitudes do STF chegando ao ponto de assistir um ministro baixar uma decisão, impedindo ao presidente da República, de nomear a chefe de polícia que é um integrante do poder executivo. Também é muito estranho que outro ministro do STF, mencionar a requisição dos celulares do chefe de estado, em um processo judicial.

Vivemos assim, de um lado, a incompreensão jurídica e política, e de outro lado, o avanço perigoso da COVID- 19, provocando um generalizado mal-estar na população brasileira.

São duas áreas que não podem ficar fora das preocupações e das investidas do campo político.

Em face de tudo, é preciso respeitar o presidente da República, que representa a mais alta autoridade do país, que exige dos poderes republicanos mais apreço e apoio na formação da consciência do povo.

Nenhum comentário: