quinta-feira, 27 de abril de 2017

Reformas legais trazem inquietação aos brasileiros

 Como é do conhecimento da opinião pública, o Brasil vive neste instante um momento generalizado de inquietação, situação esta, que já tenho mencionado em outras falas e textos que publicamos.
O projeto de modernização da legislação trabalhista apresentado na Câmara dos Deputados tem provocado um grande debate e conflito, sobretudo no item da chamada contribuição sindical. Estes valores são campo de fortalecimento das finanças dos diversos sindicatos do país.
A reforma trabalhista como foi aprovada, nesta semana, na Câmara dos Deputados, tira a obrigatoriedade dos trabalhadores de contribuírem com os sindicatos. Dessa maneira, a contribuição passa ser voluntária.
Além dessa questão, há outros aspectos, a respeito da defesa do empregado em face do sindicato, dando ao trabalhador certa garantia para ele não ser coagido pela associação que representa a sua categoria, afastado o trabalhador da obrigatoriedade de tomar posições, geralmente de cunho político.
Essas questões vêm provocando conflitos de rua em Brasília e em outras partes do país.
Também em discussão, a Reforma Previdenciária vem sendo objeto de críticas, mas ainda, o projeto está em fase de debates e sofrendo alterações no seu texto, por parte do governo, tendo em vista as reivindicações que possuem fundamento na defesa dos direitos individuais.
O nosso país vive nesse momento em torno dessas duas propostas de reforma legal.
 E essas estão provocando uma agitação, com pronunciamentos diversificados   e, sobretudo com o fomento da informação, através dos veículos de comunicação, que acompanham de perto toda essa situação que estamos vivendo.
É importante lembrar que os processos relativos a operação “Lava Jato” vêm tendo andamento.  E os investigados, por desvios de dinheiro público, estão respondendo ao Ministério Público e a vara Judicial de Curitiba, onde as denúncias sofrem análise.

Há, porém, excessos nos noticiários que precisam ser levados em conta para uma análise verdadeira dos fatos.

Nenhum comentário: