quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Distritão deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados

 A reforma eleitoral é no momento o tema mais discutido e de interesse no ambiente político, como também em toda a comunidade.
O debate sobre o processo político ganha importância, visto que exerce influência em todos os setores do país. E o “Distritão” é o principal sistema em discussão, recebendo certo apoio da Casa Legislativa.
O “Distritão” é um procedimento eleitoral nos moldes como é realizada a eleição de senadores, mas esse sistema seria adotado também nas eleições de deputados. Em Minas Gerais, por exemplo, seriam 53 eleitos, depois de passar por uma disputa eleitoral, como candidatos independentes.
Nota-se que há muita incompreensão sobre a matéria, pois várias alterações foram propostas. E, na realidade, se conseguirem chegar a uma solução, não será o “Distritão” na sua primeira versão, mas o “Distritão” com modificações que estão sendo levantadas, que não trazem mudanças expressivas ao projeto.
O que se conclui é que a reforma eleitoral é uma medida que o Congresso Nacional está tomando, de uma maneira rápida, para levar à opinião pública e ao país mudanças nas leis atuais e solução para o problema eleitoral.
Por outro lado, também se verifica que muitos setores do país desejam modificações no processo eleitoral, porque este não se adapta e não atende às necessidades de grande parte das comunidades brasileiras, sobretudo as menos desenvolvidas.
Esperamos que na próxima semana, tenhamos alguma conclusão, mas os pessimistas afirmam que o processo eleitoral do “Distritão” que está sendo apresentado não significará uma solução para o problema brasileiro. Temos que acompanhar o debate em torno da questão eleitoral, que é o assunto de maior interesse para o país. Todavia há também certa tendência para não aprovar o assunto, assim teremos uma situação de generalizada instabilidade.

Nenhum comentário: