quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Reforma eleitoral é debate no Congresso Nacional

O Poder Legislativo Brasileiro nos últimos dias está inteiramente voltado para a reforma eleitoral, na qual a imprensa como um todo costuma mencionar, como sendo a reforma política. Mas, é preciso esclarecer que não se trata de reforma política, a mudança é no sistema eleitoral.
E o tema principal que movimenta o assunto no Congresso Nacional é o chamado “Distritão”, através do qual os partidos passam a não ter grande influência no processo, ficando cada candidato com as prerrogativas e sendo eleitos os mais votados, nos estados, nas diversas circunstâncias eleitorais.
A matéria é polêmica e não há, na verdade, posicionamento dominante na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Não sabemos a que ponto chegará a crítica dessa matéria, mas verifica-se que grupos influentes estão dificultando o andamento da proposta na Câmara dos Deputados, embora esses grupos, publicamente, declaram posicionamentos diferentes. Nessa perspectiva, acreditamos que o próprio governo não está interessado na aprovação dessa matéria.
Infelizmente, o país vive uma crise política das mais graves, por falta de lideranças, porque os partidos colocam a frente das suas bancadas e das suas áreas políticas personalidades sérias e simpáticas, mas sem a necessária eficiência para enfrentar os grandes problemas nacionais.
Já os homens públicos de gabarito que estão na Câmara e no Senado são afastados das lideranças, para que determinados representantes do povo e que têm melhor relacionamento com a imprensa, venham ocupar tais vagas no Congresso, mas sem a necessária habilidade para superar os problemas que o país enfrenta.
Temos que aguardar os acontecimentos e buscar esperança para que o Brasil possa ter, o quanto antes, líderes de fato, com capacidades para levar a frente grandes tarefas, que a nação exige para a solução dos seus problemas políticos, sociais e econômicos.

Nenhum comentário: