quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Denúncia contra Temer é rejeitada pela falta de consistência jurídica

O grande acontecimento dos últimos dias, ou melhor, desse ano, ocorrido na Câmara dos Deputados, foi a denúncia que a Procuradoria Geral da República apresentou contra o Presidente Temer.
Por vários dias ocorreram debates a respeito dessa matéria, sendo analisadas questões de ordem jurídica e politica.
As questões jurídicas revelaram determinados impasses nas discussões, mas ficou claro que os argumentos jurídicos da denúncia contra Temer eram improcedentes. E os dados oferecidos não se enquadravam nas Leis Penais, que a acusação pretendia alcançar.
No dia da votação ocorrida nesta quarta-feira (02), houve uma movimentação incomum de ordem política. 
Na ocasião, desdobraram-se diversas reuniões a respeito da matéria, a votação em plenário iniciou no final da tarde daquela data, dentro dos moldes no qual foi realizado o processo do impeachment da ex- Presidente Dilma Rousseff.
No plenário da Câmara, os deputados declararam seu voto de maneira pública, através do microfone, colocado especificamente para os pronunciamentos dos parlamentares.
No final da votação, a apuração revelou que a maioria dos deputados rejeitou o pedido de abertura de investigação contra Michel Temer, por 263 favorável ao parecer do relator e 227 contrário. 
Assim, a denúncia tornou-se nula e foi arquivada, permitindo que Michel Temer saísse vitorioso desse confronto político contra sua atuação presidencial.
Há alguns aspectos curiosos desse fato, que precisam ser destacados: primeiro é que, há vários meses, as emissoras de televisão de todo o País, como quase todos os jornais, fizeram críticas de maneira repetitivas, às vezes exageradas contra Michel Temer. E outras desrespeitosas e sem concordância real com os fatos, visando prejudicar a imagem do Presidente da República.
As emissoras de televisão divulgaram fatos equivocados envolvendo o nome do Presidente, o que provocou um fenômeno, que chamo de telejornalismo político, no caso contra o Michel Temer. 
Podemos verificar, que embora não haja muita simpatia, por parte do povo em relação ao Presidente da República, não houve nenhuma manifestação nas proporções das realizadas contra a  ex- Presidente Dilma e Lula.
O povo se manifestava com algumas palavras contra o Michel Temer, mas de maneira superficial. Não houve uma rejeição com carga emocional forte, aliás, revelado também na própria votação, pois por mais que o telejornalismo difamasse o presidente, os parlamentares, na maioria não se acovardaram e votaram de maneira segura em favor de manter Temer na administração do País. 
Na verdade os brasileiros estão cansados das lembranças negativas do governo do  Partido dos Trabalhadores (PT). Por isso, o povo olhava as informações contra Temer com desinteresse, observando no presidente uma personalidade que pode trazer ao País estabilidade e crescimento da economia.
E de fato o Presidente Michel Temer vem conseguindo novas perspectivas de desenvolvimento. Uma grande vitória foi a aprovação da Reforma Trabalhista, tornando modernizada a Lei do Trabalho que estavam em vigor há mais de 30 anos, sem alteração.
A Reforma Trabalhista vem recebendo elogios por parte de especialistas, embora alguns sindicalistas e grupos liderados pelo PT tenham se manifestado contrários à nova Lei do Trabalho.
É interessante, verificar assim, que o Presidente Temer foi de fato vitorioso, porque teve apoio do Legislativo, através da Câmara dos Deputados, para a continuidade do seu governo.
As criticas nos veículos de comunicação e nas redes sociais não tiveram repercussões.
Vamos, assim, passar para uma nova fase política, na qual, esperamos que seja melhor para o povo e para o progresso da nossa terra.

Nenhum comentário: