quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Novos tempos na política


Até alguns anos atrás a atividade política dependia muito das lideranças locais que representavam o centro de informações predominantes. Todavia, as novas tecnologias da informação, sobretudo, as redes sociais alteraram de uma maneira surpreendente os comportamentos do povo e do eleitorado em face das questões políticas.

As informações não estão mais concentradas nas lideranças, pois especificadamente dominadas por uma pluralidade de fontes que apresentam novas justificativas para diretrizes múltiplas, havendo um desequilíbrio nas articulações e orientação do eleitorado.

A eleição de Jair Bolsonaro foi exemplo do clamor popular contra as lideranças petistas, que dominavam o mercado político, e também Zema em Minas uma manifestação inesperada e crescente contra a maioria dos grupos dominantes nos últimos tempos vinculados ao governo do Estado.

Há dessa forma, um novo cenário, no qual, as técnicas inovadoras de informação e a maneira de serem apresentadas, passam a preponderar, anulando os antigos diálogos das lideranças. Assim, surge um novo ambiente que precisa de análise e indagações especiais, as práticas de publicidade e propaganda adquirem novo sentido.

Curioso que nesse ambiente, a comunidade quanto menor apresentará condições de diálogos mais próximos, enquanto as comunidades maiores perdem dentro do seu convívio diretrizes significativas e caem em uma desordenada movimentação de informações, às vezes estranhas e perigosas, como as chamadas ‘’ fake news’’.

É de se esperar uma nova atenção em busca de outros instrumentos para atuações sociais e políticas, e para uma melhor adequação dos instrumentos informativos à realidade, hoje, existente.

Os grandes líderes de nossa época, e de vários países como os EUA passaram a conviver com as novas técnicas, surpreendendo até as previsões especializadas, e de um dia para o outro, com rapidez as diretrizes políticas do eleitorado podem ocorrer como em Minas Gerais, que citei acima, com a eleição de Zema para o governo do Estado.

Há, portanto, uma desestruturação nas linhas tradicionais das realizações partidárias, submetido tudo a essas inovadoras técnicas de informação, que se transformam assim em um instrumento decisivo para o processo político especialmente eleitoral.

Somente as práticas inovadoras, com novas máquinas políticas é que poderão oferecer elementos para melhores conclusões sobre os novos tempos.

Todavia, fica claro que o comportamento sério, leal e solidário conseguirá sempre fortalecer os líderes, apesar das “redes sociais” negativas. No final os bons valores vão predominar, porque sem eles não há progresso.

Nenhum comentário: