quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Política brasileira

A política brasileira nos dias atuais retrata-se de forma muito diferente do que ocorria há 30 anos. As lideranças políticas do passado se projetavam através dos partidos, dos poderes públicos submetidos à Constituição da República e aos meios de comunicação dominados pelas TVs, Jornais, Rádios e reuniões públicas.

Hoje, todavia, as mudanças e transformações no dia a dia nos fornecem outros panoramas. As lideranças políticas não estão mais nos partidos, pois estes vêm se enfraquecendo principalmente pelas deficiências do sistema eleitoral que praticamente dá mais forças aos candidatos do que aos órgãos partidários. A eleição de Jair Bolsonaro é uma demonstração da fraqueza dos partidos que hoje são substituídos, no menor tempo, por organizações partidárias fictícias que desaparecem de um dia para o outro. Atualmente os poderes públicos se desaliam em face da Constituição e a clássica separação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se perde em conflitos e na disputa de atribuições. Os fatos, hora a hora, são superados pela tecnologia que vem dando realce a chamadas redes sociais, formulações tecnológicas que se processam com rapidez e com aquisição de seguidores, conquistando em momentos o que se fazia em dias ou semanas.

O cidadão brasileiro das novas gerações vive assim um cenário desconhecido dos tempos passados e sob um certo tipo de insegurança que não existia em épocas anteriores.

Há por certo uma nova influência, por estas razões, da presença do povo em manifestações sem comandos, com aplausos ou críticas públicas em vários lugares ou tipos de cidades.

Em face de tudo isso, é de se concluir que vivemos uma fase de transição em que as antigas estruturas de manutenção da ordem e de direcionamento político, se descolam para as incertezas da inexistência dos partidos e dos conflitos dos poderes republicanos que se submetem, às vezes, a agressivas organizações populares ou de classes, a exemplo do que ocorreu com a greve dos caminhoneiros.

As lições da história revelam que as nações procuram sempre um equilíbrio interno para se fortalecer e permitir segurança e bem estar aos seus cidadãos.

É de se concluir, portanto, que novas estruturações políticas parciais ou totais surgirão em nosso país com novas formulações socioeconômicas que poderão dar outros caminhos ao País.

O presidente Jair Bolsonaro, com suas qualidades e deficiências governamentais, é parte dessa fase de transição que certamente se desdobrará no Brasil.

Nenhum comentário: