sábado, 31 de agosto de 2019

O problema amazônico


Nos dias de hoje o assunto de maior importância é a questão da Amazônia cuja floresta indiscutivelmente alimenta atmosfera do planeta.

É antiga a pretensão de organizações internacionais de criarem um organismo com a aceitação do Brasil para cuidar da área amazônica com cuidados necessários para impedir que as florestas sejam prejudicadas por ocorrências de qualquer natureza.

Infelizmente os governos brasileiros tem dado pouca atenção a tal matéria e os problemas nas últimas décadas tem repercutido de forma negativa e perigosa.

É celebre as falas de Dom Pedro ll quando estimulavam intervenções no solo amazônico procurando com o apoio estrangeiro manipular economicamente o grande espaço que a Amazônia detêm no norte do Brasil.

Dom Pedro ll então disse; que a Amazônia era brasileira mas e não podia ser explorada e porforças do exterior mas compreendia às observações estrangeiras sobre o assunto.

O presidente Bolsonaro que há pouco tempo tomou posse no comando do país encontrou uma situação grave com as queimadas na Amazônia coisas que os governos anteriores inclusive Lula e Dilma nenhum interesse demonstraram para o problema.

Dom Pedro ll tinha razão quando mencionava interesses estrangeiros na Amazônia o que fica comprovado hoje com as palavras do presidente Macron da França que esquece perto da Amazônia está Goiana francesa que não tem sido perturbada pelos brasileiros.

De qualquer maneira a questão Amazônica precisa ser enfrentado pelo governo brasileiro com a eficiência necessária que exige a sua situação.

Nenhum comentário: